Menu

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Corra do Vírus 1 (Tam)

Enviando aqui minha primeira dica, e o primeiro "Corra do Vírus"

Sei que todos usuários de e-mails nos últimos meses tem sido afetado com e-mails de pegadinhas. E-mails que falam para você se cadastrar na receita federal renovando seu cpf, falam que sua conta no Banco do Brasil irá ser cancelada se não atualizar seus dados, etc.
Hoje quero compartilhar mais uma dessas pragas, corra do vírus de e-mail da Tam

Seu caso talvez não seja idêntico ao meu, mas vamos ao análise:

1º Remetente desconhecido;
2º Não uso sistema do Tam Fidelidade;
3º Mesmo seu eu fosse cliente, no e-mail deveriam informar algo de meus dados, tipo nome, e-mail, cpf, etc;
4º esse link http://tamviagens.com.br/recadastramento pode ate existir, porém no e-mail é falso. Ao levar a setinha do mouse em cima e não clicar, podemos observar na parte inferior esquerda que mostra o endereço do verdadeiro link que é http://bit.ly/12RwPIG. Seria nessa hora de clicar que pegaríamos o vírus no computador.
Então ficam as dicas apresentadas  se receber esse e-mail ou outro com as mesmas características, corra desse e-mail. Corra do vírus!!!

Consequências

Uma infecção por vírus pode gerar inúmeras consequências ao sistema. 
Relaciono aqui algumas, mas não todas:
  • Revelar Informação – Geralmente vírus enviados por correio eletrônico em massa tipicamente colhem endereços de contatos ou arquivos encontrados no sistema infectado. Alguns vírus também tentarão enviar arquivos de uma máquina infectada para outras vítimas ou até mesmo para o autor do vírus. 
  • Adicionar/Modificar/Apagar arquivos– Uma vez que invadiu o sistema, um vírus pode adicionar, modificar ou apagar arquivos nesse sistema. E alguns arquivos podem conter informações pessoais ou ser necessários para o bom funcionamento do sistema.
  • Afetar a estabilidade do sistema – O vírus pode consumir incrivelmente grande capacidade do processador ou memória, fazendo com que o sistema se torne lento ou até inutilizável.
  • Instalar uma “backdoor” – Muitos vírus instalarão uma “backdoor” no sistema infectado. Esta “backdoor” pode ser usado por um atacante remoto para conseguir acesso ao sistema, ou para adicionar/modificar/apagar arquivos no sistema. “Backdoors” também conhecido por portas do fundo pode ser barrada por um Firewall.
  • Atacar outros sistemas – Sistemas infectados por vírus são frequentemente utilizados para atacar outros sistemas. Estes ataques envolvem, muitas vezes, tentativas de explorar vulnerabilidades do sistema remoto.
  • Enviar correio eletrônico não solicitado em massa (SPAM) a outros usuários – Há inúmeras participações de “spammers” utilizando sistemas comprometidos para enviar correio eletrônico em massa. Frequentemente, estes sistemas comprometidos são computadores mal protegidos para utilização “final” (ex.: sistemas domésticos e de pequenas empresas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu comentário, porém antes verificaremos que não infringe a política do blog!